A presença de capivaras em locais de grande movimento em Torres, no Litoral Norte, chama a atenção de moradores e turistas que caminham pela cidade. Os animais têm sido avistados em pontos próximos aos restaurantes da orla do Rio Mampituba, recém remodelada, e se aglomeram em grupos. No fim de semana, um grupo com sete mamíferos se aglomerava à noite no local, despertando a curiosidade de quem circulava pela Orla Gastronômica.
Consultada sobre a presença inusitada dos animais, a prefeitura de Torres emitiu uma nota. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Torres afirmou que está fixando placas informativas sobre a presença de capivaras próximo ao rio, alertando sobre cuidados que os humanos precisam ter em relação ao contato direto. As capivaras são mamíferos roedores herbívoros que desenvolvem suas funções biológicas e ecológicas entre ambientes aquáticos e terrestres.
Segundo a pasta, é importante para a segurança das capivaras e das pessoas que seja respeitado "uma distância significativa", evitando contato direto com estes animais. As capivaras, apesar de se portarem de maneira aparentemente tranquilas diante de locais agitados e na presença de pessoas são muito sensíveis ao estresse, especialmente quando da presença de filhotes.
Além disto, os animais podem transmitir doenças das quais os seres humanos não apresentam defesa, ou até mesmo contrair doença das pessoas. A prefeitura afirma que tem adotado medidas para potencializar a divulgação de informações sobre os cuidados e a atenção das pessoas ao compartilharem os espaços públicos com a espécie. Além disso, ações pontuais nos locais de concentração e atividades de educação ambiental em atendimentos de grupos escolares são algumas ferramentas capazes de gerar amplo alcance neste objetivo.