Publicada em 21 de Agosto de 2022 às 00:00

JC reconhece a pesquisa no campo

Governador Ranolfo destacou PIB do agronegócio

Governador Ranolfo destacou PIB do agronegócio


/Ramiro Sanchez/jc
Diego Nuñez
Foram entregues na noite de segunda-feira, no auditório da Farsul, na Expointer, os troféus do Prêmio O Futuro da Terra, promovido pelo Jornal do Comércio e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Foram entregues na noite de segunda-feira, no auditório da Farsul, na Expointer, os troféus do Prêmio O Futuro da Terra, promovido pelo Jornal do Comércio e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
A cerimônia teve a presença de autoridades políticas e lideranças do agronegócio, incluindo o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, o secretário estadual da Agricultura, Domingos Velho Lopes, e o presidente da Farsul, Gedeão Pereira. A cerimônia foi apresentada pelo colunista do JC, Ivan Mattos.
Criado em 1997, o Prêmio O Futuro da Terra chegou, neste ano, à 26ª edição para reconhecer os destaques da pesquisa e da ciência no agro gaúcho. A já tradicional condecoração visa enaltecer aqueles que dedicam seus trabalhos para aperfeiçoar métodos produtivos no campo e auxiliar na preservação ambiental.
Após dois anos de eventos híbridos e virtuais devido à pandemia de Covid, a cerimônia voltou a ocorrer da forma tradicional. Houve um coquetel na casa do Jornal do Comércio na Expointer às 18h, seguido pela solenidade, que aconteceu às 19h30min.
Há mais de duas décadas e meia a premiação acontece para "homenagear pessoas e instituições que, com o seu trabalho, contribuem com inovações que fortalecem a produção da agropecuária do Estado e do País", afirmou o diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero.
"O desenvolvimento da pesquisa foi o responsável pela transformação do agronegócio brasileiro em um dos mais competitivos do mundo. Por isso é que nós realizamos todos os anos esse evento que marca nosso respeito e homenagem a homens e mulheres, pesquisadores e técnicos que trabalham para o crescimento das cadeias produtivas", disse Mércio Tumelero em seu discurso.
O presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, destacou a "profícua e longínqua parceria que nos dá a oportunidade de reconhecer pesquisadores, pessoas de muita relevância em nosso Estado". E completou: "Quando a gente vê a lista dos indicados que foram preteridos, a gente percebe a importância da premiação. Temos muitos pesquisadores que também merecem esse prêmio e receberão oportunidades no futuro. Vocês merecem estar aqui hoje", disse em seu discurso. O próprio Dellagostin já foi um ganhador do Prêmio.
Para o governador do Estado, o evento fala por si só. "Talvez não caia a ficha para todas as pessoas, mas um evento com denominação 'O Futuro da Terra' fala por si. Efetivamente o agro no Rio Grande do Sul representa aproximadamente 40% do Produto Interno Bruto (PIB). O agro é a locomotiva do nosso Rio Grande", afirmou Ranolfo.
Gedeão Pereira, presidente da Farsul, lembrou que o sucesso do agronegócio brasileiro se deve também, mas não somente ao esforço do trabalhador do campo. "É obra do produtor rural brasileiro? Não somente. O produtor está em uma ponta mais visível, mas essa história do agronegócio brasileiro, que se tornou o maior exportador líquido de alimentos no mundo, se deve a quem fabrica a máquina agrícola, a quem produz os produtos químicos, a quem transforma os nossos produtos e coloca na gôndola do supermercado, que é o homem urbano. E fundamentalmente à pesquisa."
O Futuro da Terra é um prêmio que valoriza a ciência e o conhecimento, reconhecendo pesquisadores que, em muitos casos, trabalham em equipe ao longo de anos. Os agraciados receberam muitas palmas, assobios e gritos de incentivo de colegas de trabalho e familiares. Ao fim, o presidente da Fapergs destacou que, ao se destacar um cientista, também se está premiando toda a sua equipe.

Os premiados

 Cimélio Bayer, Ufrgs
 Claudio Fioreze, IFRS
 Dirceu Agostinetto, UFPel
 Mara Grohs, Irga
 Marisa Ribeiro de Itapema Cardoso, Ufrgs
 Manoela Bertagnolli, Sementes Butiá
 Ricardo Ramos Martins, Emater
 Vinicius Farias Campos, UFPel
 José Miguel Reichert, UFSM
 Vanderlei Neu, produtor
 Zeit Análises Químicas, Incubada na UFSM
Comentários CORRIGIR TEXTO