Rússia acusa Ucrânia de tentar invadir fronteira com tanques

Segundo o Ministério da Defesa em Moscou, foram três tentativas após bombardeio intenso da cidade de Chebekino

Por Folhapress

Embates entre russos e ucranianos se acirraram na última semana, após 15 meses de conflito
A Rússia acusou nesta quinta (1º) forças de Kiev de tentar pela primeira vez na Guerra da Ucrânia fazer uma incursão contra sua fronteira Sul, na região de Belgorodo, com o apoio de tanques, blindados e lançadores de mísseis.
Segundo o Ministério da Defesa em Moscou, foram três tentativas após bombardeio intenso da cidade de Chebekino, que já vinha sofrendo ataques com obuses e mísseis nos últimos dias. Nenhuma delas, diz a pasta, chegou a entrar no território russo.
LEIA AINDA: Zelensky se reúne com líderes europeus e pede garantias para ingressar na Otan
Como a crescente violência em Belgorodo, os ataques com drones em Moscou e a alvos como refinarias mostram, contudo, a validade da retórica está vencida. As tentativas de invasão ocorreram em dois pontos de fronteira, em Novaia Tavolzanka e no bloqueio rodoviário internacional de Chebekino. Imagens em redes sociais mostraram o prédio da administração desta última cidade em chamas na manhã desta quinta (madrugada no Brasil), indicando que os bombardeios foram mesmo intensos.
Na quarta (31), os Estados Unidos chegaram a advertir o governo de Volodimir Zelensky a não atacar alvos em solo russo, pelo temor de uma escalada que envolva os fornecedores das armas ucranianas --Washington e seus parceiros ocidentais. Ao mesmo tempo, no que foi denunciado como hipocrisia por políticos em Moscou, anunciou mais um pacote de ajuda militar, agora de US$ 300 milhões (R$ 1,5 bilhão).