Trump se entrega à Justiça e se torna 1º ex-presidente dos EUA réu

Ex-presidente do EUA, Trump deve ser alvo de 34 acusações criminais envolvendo falsificação de registros comerciais

Por Folhapress

Former US President Donald Trump makes his way inside the Manhattan Criminal Courthouse in New York on April 4, 2023. - Donald Trump will make an unprecedented appearance before a New York judge on April 4, 2023 to answer criminal charges that threaten to throw the 2024 White House race into turmoil. (Photo by Ed JONES / AFP)
Donald Trump adicionou mais um aspecto de ineditismo à sua carreira política nesta terça-feira (4), quando se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos réu por uma acusação criminal, feito que soma à lista de ter sido a primeira pessoa eleita à cadeira máxima do país sem experiência anterior em cargo público e o primeiro a sofrer impeachment na Câmara duas vezes.
No mais recente ato de sua pré-campanha para a Casa Branca no ano que vem, o republicano deixou a Trump Tower e foi por volta das 13h no horário local à corte no sul da ilha de Manhattan
Trump já arrecadou US$ 8 milhões (R$ 40,6 milhões) em doações de apoiadores desde que o indiciamento veio a público na última semana, diz sua equipe. Trump passou parte da segunda-feira compartilhando em sua rede social, a Truth, pesquisas que o apontavam como favorito à indicação republicana, com mais de 20 pontos à frente do governador da Flórida, Ron DeSantis.
A dúvida é se a acusação a um ano e meio da próxima eleição vai se fato ajudar Trump na campanha, como o republicano quer. Pesquisa da CNN norte-americana divulgada na segunda-feira (4) apontou que 60% dos norte-americanos aprovam o indiciamento. Apesar disso, 76% afirmam que a decisão da Justiça teve algum componente político - sendo que, para 52%, a política ocupou um espaço central.