Bombardeios russos deixam Kiev sem luz e matam recém-nascido no sul da Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodmir Zelensky, acusou a Rússia de utilizar o terror como arma de guerra

Por Agência Estado

Rescuers rest in front of the destroyed two-storey maternity building in the town of Vilnyansk, southern Zaporizhzhia region, on November 23, 2022, amid the Russian invasion of Ukraine. - "As a result of a rocket attack on the territory of the local hospital, the two-storey building of the maternity ward was destroyed," they said in a statement. There was "a woman with a newborn baby as well as a doctor" inside the building at the time, they added. The baby died while the woman and doctor were rescued from the rubble, rescuers said. (Photo by Katerina Klochko / AFP)
A Rússia lançou uma nova ofensiva contra a Ucrânia nesta quarta-feira (23) com o bombardeio de uma série de alvos civis e militares espalhados pelo país, provocando a morte de pelo menos três pessoas, incluindo um recém-nascido. Explosões foram confirmadas na capital, Kiev, e em outras regiões, como Lviv e Zaporizhzhia, cortando a energia e outros serviços como água e gás de leste a oeste.
Em Kiev, o prefeito Vitali Klitschko afirmou que "um local de infraestrutura" foi atingido por um bombardeio e aconselhou a população civil a se manter em abrigos. Construções civis também foram atingidas na capital e uma morte foi confirmada, de acordo com autoridades ouvidas pelo jornal britânico The Guardian. Segundo um repórter da AFP, logo após uma série de explosões, um bairro no norte de Kiev ficou sem energia elétrica.
No sul do país, um ataque com foguetes atingiu um prédio de dois andares que funcionava como maternidade na cidade de Vilniansk, na região de Zaporizhzia. Um recém-nascido morreu e a mãe do bebê e um médico ficaram feridos, de acordo com a administração local.
O presidente ucraniano, Volodmir Zelensky, acusou a Rússia de utilizar o terror como arma de guerra no país, e afirmou que Vladimir Putin terá que "prestar contas" por todo o dano que causou à Ucrânia. "O Estado terrorista continua a guerra contra os civis", declarou ele. "O inimigo decidiu mais uma vez tentar alcançar, com terror e assassinato, o que não conseguiu em nove meses e não vai conseguir."
De Lviv, no oeste, a Kharkiv, no nordeste, autoridades relataram interrupções de eletricidade, água e outros serviços importantes em meio à última onda de ataques da Rússia, que parecia ter como objetivo desativar a infraestrutura civil da Ucrânia e mergulhar o país na escuridão e no frio. "Toda a cidade está sem luz", disse Andrii Sadovii, prefeito de Lviv. "Estamos aguardando informações adicionais de especialistas em energia. Pode haver interrupções no abastecimento de água."
Os bombardeios ao país em guerra também tiveram efeitos além da fronteira. O vice-primeiro-ministro e ministro da Infraestrutura da Moldávia, Andrei Spinu, afirmou que um "apagão maciço" foi registrado no país após os ataques russos à Ucrânia. Em uma publicação no Twitter, ele afirmou que a empresa de energia do país, a Moldelectrica, está trabalhando para religar mais de 50% do país à eletricidade.