Nancy Pelosi deixará liderança democrata na Câmara dos EUA após partido perder maioria

Após 20 anos no comando da bancada democrata, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou nesta quinta-feira (17) que não vai concorrer à reeleição

Por Folhapress

WASHINGTON, DC - APRIL 29: Speaker of the House Nancy Pelosi (D-CA) holds her weekly news conference in the U.S. Capitol Visitors Center on April 29, 2022 in Washington, DC. When asked about House Minority Leader Kevin McCarthy (R-CA), Pelosi pointed to what she considered the hypocrisy of his concern for the danger posed by some Republican members of the House and his opposition to the use of magnetometers following the attack of January 6, 2021. House leaders are pressing to to bar lawmakers from carrying firearms on the Capitol grounds. Chip Somodevilla/Getty Images/AFP (Photo by CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Após 20 anos no comando da bancada democrata, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou nesta quinta-feira (17) que não vai concorrer à reeleição para liderar o que a partir do ano que vem será a minoria - uma vez que a Casa será controlada a partir de 3 de janeiro pelo Partido Republicano.
Os republicanos conquistaram maioria na Câmara nas midterms, as eleições de meio de mandato, que ocorreram na última semana. A presidência da Casa na segunda metade do governo Joe Biden deve ser ocupada por Kevin McCarthy, hoje líder da minoria.
Nancy Pelosi comandou a bancada democrata na Câmara nos mandatos de quatro presidentes e, depois da vice Kamala Harris, é a mulher no cargo de mais alto escalão na política norte-americana. Ela foi eleita ao posto pela primeira vez em janeiro de 2003, no governo George W. Bush, na época como líder da minoria.
Quando Bush perdeu o comando da Câmara nas midterms de 2006, ela assumiu pela primeira vez o posto de presidente da Casa, no começo do ano seguinte. Manteve o cargo até a primeira metade do governo Obama, em janeiro de 2011, quando o partido saiu do controle da Casa, e voltou a ser líder da minoria. Foi assim até que Trump também teve sua própria derrota nas midterms, em 2018, e Pelosi voltou à Presidência da Câmara, cargo que ocupará até o próximo dia 3.
Por isso, havia certa pressão também para que ela abrisse mão do comando da bancada democrata para dar lugar a uma nova geração. A presidente da Câmara tem 82 anos e foi eleita pela primeira vez em 1987.
O deputado de Nova York Hakeem Jeffries, 52, é um dos cotados para ocupar o posto. Se eleito, será o primeiro parlamentar negro a liderar um partido no Legislativo norte-americano.