Comissão da ONU acusa Rússia por crimes de guerra na Ucrânia

Criado no primeiro mês da Guerra na Ucrânia, o comitê da ONU visitou 27 localidades e entrevistou mais de 150 vítimas e testemunhas

Por Folhapress

Chair of the Human Rights Expert Members of the Independent International Commission of Inquiry on Ukraine Erik Mose (C) and members of the Independent International Commission of Inquiry on Ukraine Jasminka Dzumhur (L) and Pablo de Greiff (R) attend a news conference following the presentation of their report before representatives of the UN Human Right Council on September 23, 2022 in Geneva. - UN investigators said on September 23, 2022 that war crimes have been committed in the Ukraine conflict, listing Russian bombings of civilians areas, numerous executions, torture and horrific sexual violence. (Photo by Fabrice COFFRINI / AFP)
Uma comissão de inquérito da ONU acusou a Rússia nesta sexta-feira (23) de cometer crimes de guerra, incluindo tortura, estupro, confinamento de crianças e execuções sumárias, nos territórios ocupados desde o início do da Guerra da Ucrânia, há sete meses. O grupo que conduziu as investigações levou acusações diretas ao Conselho de Direitos Humanos da ONU - representantes russos esvaziaram a bancada e não responderam às denúncias.
"Com base nas evidências coletadas pela comissão, concluiu-se que crimes de guerra foram cometidos na Ucrânia", disse o presidente do corpo investigativo, Erik Mose. Apesar de não ter se manifestado oficialmente após a apresentação do relatório, Moscou nega as acusações e diz que elas fazem parte de uma campanha de difamação.
O inquérito se concentrou em denúncias na região de Kiev, Tchernihiv, Kharkiv e Sumi. O relatório, no entanto, não aponta responsáveis pelos crimes, alimentando a discussão sobre a ineficácia da ONU como mediadora para o fim da guerra.
Criado no primeiro mês do conflito, o comitê visitou 27 localidades e entrevistou mais de 150 vítimas e testemunhas. Ao final do mandato, em março de 2023, deve submeter um relatório final ao órgão da ONU com recomendações para responsabilizar e punir, com efeito, aqueles que forem indicados como culpados.