Londres inicia seu último adeus a Elizabeth II

Estimativa é de que 750.000 pessoas passem pela câmara-ardente no Westminster Hall para se despedir da monarca

Por afp

Members of the public pay their respects as they pass the coffin of Queen Elizabeth II as it Lies in State inside Westminster Hall, at the Palace of Westminster in London on September 14, 2022. - Queen Elizabeth II will lie in state in Westminster Hall inside the Palace of Westminster, from Wednesday until a few hours before her funeral on Monday, with huge queues expected to file past her coffin to pay their respects. (Photo by Ben Stansall / POOL / AFP)
Os britânicos começaram a desfilar em frente ao caixão de Elizabeth II em Londres nesta quarta-feira (14) para se despedir de sua rainha de 70 anos, em uma câmara-ardente que permanecerá aberta até seu funeral e enterro na segunda-feira (19).
Emocionadas, muitas com lágrimas nos olhos, as primeiras pessoas puderam contemplar o caixão da monarca, coberto pelo estandarte real e pela coroa imperial, no Westminster Hall, a parte mais antiga do edifício que abriga o Parlamento britânico. Eles caminharam apenas alguns segundos em frente ao corpo de Elizabeth II, colocado em um alto catafalco roxo, localizado em uma base de quatro degraus e protegido por vários guardas em uniforme de gala.
Algumas pessoas dormiram até duas noites na rua, como Anne Daley, de 65 anos, a segunda pessoa da fila. "Abrir mão de duas noites de conforto por alguém que deu 70 anos de compromisso incansável ao mundo não é nada", disse à imprensa.
Durante os próximos cinco dias, milhares de britânicos e visitantes - até 750.000 segundo a imprensa - passarão por uma câmara-ardente aberta quase ininterruptamente até a madrugada de 19 de setembro, dia em que acontecerá o funeral de Estado na Abadia de Westminster e o enterro na capela George VI do Castelo de Windsor.
O governo avisou que as pessoas poderiam ter que esperar 30 horas, em uma fila de até 10 quilômetros que passa pelo centro da cidade ao longo do rio Tamisa. "Levem isso em conta antes de decidir vir ou trazer crianças", alertou Downing Street, pedindo às pessoas que se vistam "adequadamente" devido ao frio e à chuva que poderiam cair sobre Londres até segunda-feira.
"A noite foi bastante úmida, fria e molhada, mas eu tenho uma pequena cadeira e um guarda-chuva grande, então fiquei bem seco. Melhor que os outros!", brincou Dan Ford, policial aposentado de 52 anos, que chegou na terça-feira à tarde com luvas e gorro.

Procissão a partir de Buckingham

Em ruas lotadas, milhares de pessoas testemunharam o solene cortejo fúnebre que levou o caixão do Palácio de Buckingham, onde passou a noite