Alemanha: Uniper pede por novo empréstimo de 4 bilhões de euros, com escassez de gás russo

O governo alemão concordou com um pacote de resgate que fará com que o estado tenha uma participação de 30% na empresa de energia

Por Agência Estado

(FILES) This file photo taken on July 22, 2022 shows the logo of energy supplier Uniper in the entrance hall at the company's headquarters in Dusseldorf, western Germany. - Struggling German energy giant Uniper on August 22, 2022 requested extra support from the government as disruptions to the supply of Russian gas and rising prices put the group under further financial stress. (Photo by Ina FASSBENDER / AFP)
A Uniper, empresa gigante de energia alemã, informou na segunda-feira (29) que solicitou uma extensão de um empréstimo ao banco estatal KfW, em meio a interrupções no fornecimento de gás da Rússia.
A companhia disse que recebeu mais 2 bilhões de euros (US$ 1,99 bilhão) na segunda-feira, o que significa que usou totalmente a linha de 9 bilhões de euros previamente acordada com o KfW. Desta forma, solicitou uma extensão de 4 bilhões de euros ao empréstimo, disse a empresa, observando que sua posição de liquidez permanece significativamente afetada pela interrupção no fornecimento de gás russo.
Os 4 bilhões de euros adicionais ajudarão a estabilizar a empresa enquanto as negociações continuam com o governo alemão sobre um pacote de estabilização, incluindo medidas relativas ao patrimônio da empresa, disse a Uniper.
No início deste mês, a Uniper registrou uma grande perda no primeiro semestre do ano, já que os preços do gás russo dispararam devido à oferta restrita. O governo alemão concordou com um pacote de resgate que fará com que o estado tenha uma participação de 30% na empresa.