Papa Francisco visita túmulo de Celestino V e atribui sua renúncia à humildade

Pontífice, de 85 anos, elogiou, neste domingo (28), a humildade de líderes que renunciam voluntariamente em vez de governar por toda a vida

Por Folhapress

Pontífice visitou cidade na Itália onde Celestino V está sepultado
Em visita ao túmulo do primeiro pontífice que renunciou ao cargo, o Papa Francisco, de 85 anos, elogiou, neste domingo (28), a humildade de líderes que renunciam voluntariamente em vez de governar por toda a vida. A declaração vem em meio a especulações de que ele possa deixar a função em breve - algo que o próprio Papa já cogitou ao comentar problemas de saúde.
Durante a manhã (madrugada no Brasil), Francisco foi à L'Aquila, cidade no centro da Itália onde o Papa Celestino V está sepultado. Ele renunciou em 1294, depois de apenas cinco meses de muita pressão no cargo. O Papa emérito Bento XVI, por sua vez, visitou o local em 2009, quatro anos antes de renunciar.
"Celestino V foi uma testemunha corajosa do Evangelho, porque nenhuma lógica de poder se encaixava ou dominava. Com ele, admiramos uma Igreja livre da lógica mundana e testemunha plena da misericórdia de Deus", destacou Francisco em uma missa neste domingo. Ele acrescentou: "Aos olhos dos homens, os humildes são vistos como fracos e perdedores, mas, na realidade, são os verdadeiros vencedores porque são os únicos que confiam completamente no Senhor e conhecem sua vontade".
A viagem simbólica à L'Aquila coincide com a posse de 20 novos cardeais - entre eles, dois brasileiros - um dia antes. As nomeações ocorrem quase corriqueiramente, mas a sucessão de eventos importantes marcados pelo Papa