Saiba o que pesa contra Trump na Justiça dos EUA

Ex-presidente republicano responde a ao menos 6 processos criminais e civis

Por Folhapress

(FILES) In this file photo taken on December 31, 2019 US President Donald Trump speaks to the press outside the grand ballroom as he arrives for a New Year's celebration at Mar-a-Lago in Palm Beach, Florida. - Former US president Donald Trump said August 8, 2022 that his Mar-A-Lago residence in Florida was being "raided" by FBI agents in what he called an act of "prosecutorial misconduct." (Photo by JIM WATSON / AFP)
Embora não tenha havido confirmação por parte do FBI, a operação de busca na casa de Donald Trump em Mar-a-Lago estaria associada à investigação sobre a remoção e destruição ilegal de arquivos da Casa Branca pelo ex-presidente.
  • PROCESSO CRIMINAL CONTRA AS ORGANIZAÇÕES TRUMP

Alvin Bragg, democrata e promotor do distrito de Manhattan, investiga na esfera criminal se a companhia familiar de Trump ocultou ou declarou bens com valor reduzido para conseguir empréstimos bancários e vantagens tributárias. Dois procuradores que lideravam a investigação deixaram o caso, mas Bragg afirma que ela continua em andamento.
  • PROCESSO CIVIL DAS ORGANIZAÇÕES TRUMP

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, apura se a Organização Trump fez avaliações fraudulentas dos ativos da companhia na tentativa de obter benefícios econômicos e deduções fiscais. Donald Trump deve testemunhar, junto de dois de seus filhos, Ivanka e Donald Jr., em audiência agendada para o dia 15 de agosto.
  • DIFAMAÇÃO CONTRA E. JEAN CARROLL

E. Jean Carroll, ex-colaboradora da revista Elle, processou Trump em 2019, após ele negar sua alegação de tê-la estuprado em uma loja de departamentos em Nova York, nos anos 1990. Trump disse que a escritora mentiu para alavancar as vendas de um livro. Já os advogados do republicano entendem que o ex-presidente é protegido por uma lei federal que deixa funcionários públicos imunes à difamação.
  • TRUMP PODE SER PROCESSADO SE CONCORRER NOVAMENTE À PRESIDÊNCIA?

Sim. Há um entendimento de décadas na Justiça norte-americana de que um presidente em exercício não pode ser denunciado, mas a proteção não se estende a candidatos à presidência.