EUA faz alerta para escalada das tensões em Taiwan e convoca embaixador na China

Ministério da Defesa taiwanês denunciou que navios e aviões de guerra chineses cruzaram nesta sexta-feira a linha média do Estreito de Taiwan

Por Agência Estado

US Secretary of State Antony Blinken speaks at a press conference after attending events at the 55th ASEAN Foreign Ministers' Meeting in Phnom Penh on August 5, 2022. (Photo by Andrew Harnik / POOL / AFP) Caption
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse nesta sexta-feira (5), que os O Ministério da Defesa taiwanês denunciou que navios e aviões de guerra chineses cruzaram nesta sexta-feira a linha média do Estreito de Taiwan, que funciona como uma fronteira não oficial, mas tacitamente respeitada entre a China e Taiwan, uma ilha autogovernada cuja soberania Pequim reivindica.
Os exercícios militares, que estão ocorrendo em seis áreas ao redor da ilha, incluíram disparos de longo alcance com mísseis convencionais, assim como o posicionamento aéreo de caças e bombardeiros.
Blinken garantiu que nada mudou na política dos EUA em relação a Taiwan e o governo americano não está buscando uma mudança no status quo da ilha e não apoia sua independência.
Taiwan, com o qual os EUA não têm relações oficiais, é uma das principais fontes de conflito entre a China e os Estados Unidos, principalmente porque Washington é o principal fornecedor de armas da ilha e seria seu maior aliado militar no caso de um conflito militar com o gigante asiático.