Entenda por que Taiwan é área histórica de tensão para a China

Apenas 14 países reconhecem Taiwan como uma nação, sendo a maioria da América Latina e do Caribe

Por Folhapress

A CH-47 Chinook helicopter carries a Taiwan flag during national day celebrations in Taipei on October 10, 2021. (Photo by Sam Yeh / AFP) Caption
Palco de uma das maiores tensões recentes entre China e EUA, Taiwan sempre esteve na órbita de Pequim, mas já viveu sob o jugo de outros domínios: foi colônia holandesa no século 17 e domínio do Japão do final do século 19 até a Segunda Guerra Mundial.
A ilha viveu sob influência de autoridades de Pequim do final do conflito até a Guerra Civil chinesa, encerrada em 1949. À época, nacionalistas que haviam sido derrotados pelas tropas de Mao Tse-tung, que instauraria o regime comunista de partido único na China, fugiram para Taiwan e ali forjaram um governo capitalista. A região de 23 milhões de habitantes se autodenomina independente, mas Pequim a considera uma província separatista rebelde que deve ser recuperada - à força, caso necessário.
Apenas 14 países a reconhecem como uma nação, sendo a maioria da América Latina e do Caribe - como Guatemala e Haiti. O isolamento diplomático é, em grande parte, fruto da pressão exercida pela política de "uma só China", segundo a qual países só podem ter relação com Pequim, gigante econômica, ao romperem laços com Taipé.
O imbróglio geopolítico com Washington, com quem a China trava uma Guerra Fria 2.0, nasce daí. Os EUA estabeleceram laços formais com Pequim em 1979, mas descrevem Taiwan como uma parceira-chave na região do Indo-Pacífico, onde também disputam influência com o regime comunista asiático, e mantêm relações econômicas e militares com a ilha.