EUA têm o maior número de casos de varíola dos macacos no mundo

O surto tem sido registrado principalmente entre homens que fazem sexo com homens

Por Agência Estado

Os Estados Unidos relataram mais de 3,4 mil casos confirmados ou suspeitos de varíola dos macacos, mostraram dados federais, tornando-se o país com o maior numero infecções conhecidas desde o início da emergência global de saúde.
O aumento nos casos ocorre à medida que os EUA expandem a capacidade de testes para o vírus. Especialistas avaliam que o avanço da transmissão aumenta as chances de uma população mais ampla enfrentar o risco de infecções, à medida que a oportunidade de retardar e potencialmente interromper o surto está desaparecendo.
"Estamos em um momento muito crítico do surto", disse Jay Varma, médico e epidemiologista que dirige o Centro de Prevenção e Resposta à Pandemia da Weill Cornell Medicine, na cidade de Nova York.
O surto tem sido registrado principalmente entre homens que fazem sexo com homens. Isso já é uma preocupação, mas uma eventual disseminação mais ampla do patógeno traria o desafio adicional de tentar educar e proteger uma população maior, disseram especialistas em saúde.