Varíola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde

Anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa

Por Folhapress

World Health Organization (WHO) Director-General Tedros Adhanom Ghebreyesus attends a ceremony to launch a multiyear partnership with Qatar on making FIFA Football World Cup 2022 and mega sporting events healthy and safe at the WHO headquarters in Geneva on October 18, 2021. (Photo by Fabrice COFFRINI / AFP)
Atualizada às 15h
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou neste sábado (23) a varíola do macaco como uma emergência de saúde pública de alcance internacional.
A decisão foi tomada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que disse que o comitê de especialistas não conseguiu chegar a um consenso sobre a necessidade de decretar o nível mais alto de alerta. Ele explicou ainda que, em última instância, a decisão cabe ao diretor-geral.
"Nós acreditamos ser o momento deste anúncio, considerando que, dia após dia, mais países e pessoas têm sido afetados pela doença. Precisamos de coordenação e solidariedade para controlar esse surto", disse Adhanom, afirmando que o risco no mundo ainda é relativamente moderado, exceto na Europa, onde é alto.
Segundo o portal Our World in Data, da Universidade de Oxford, até a última quinta-feira (21), foram confirmados 15.510 casos de varíola dos macacos em 74 países. Na data, a OMS registrava O primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado em 9 de junho em São Paulo. Desde então, a varíola dos macacos já foi registrada em outras 13 unidades da Federação.