Yellen sugere teto para preço de petróleo russo em reunião com vice-premiê chinês

A China, juntamente com a Índia, são dois alvos críticos para a secretária criar um teto para o preço do petróleo russo

Por Agência Estado

Japanese Finance Minister Shunichi Suzuki shakes hands with US Treasury Secretary Janet Yellen at Suzuki's office in Tokyo on July 12, 2022. Kazuhiro NOGI / AFP
A secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, discutiu nesta quarta-feira (13) a possibilidade de colocar um teto no preço do petróleo russo durante uma reunião virtual com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He. Seria um dos primeiros sinais dos esforços norte-americanos para que a China limite a receita da Rússia com as vendas de petróleo.
Yellen disse à autoridade chinesa que os EUA continuarão trabalhando nesta ideia, em sua primeira viagem à Ásia como secretária do Tesouro. Ela e o vice-primeiro-ministro chinês conversaram na última semana, mas as discussões sobre o plano de teto para o petróleo não foram divulgadas à época. "Eles ouviram e estavam preparados para ter mais discussões conosco sobre isso", disse Yellen ao The Wall Street Journal.
A China, juntamente com a Índia, são dois alvos críticos para a secretária criar um teto para o preço do petróleo russo. Ambos os países continuam comprando grandes quantidades de petróleo russo e se abstiveram de se juntar aos esforços ocidentais por sanções contra a Rússia após a invasão da Ucrânia, com a China assinando no início deste ano um amplo acordo de cooperação com a Rússia.