{{channel}}
Otan assina protocolos de adesão de Finlândia e Suécia à aliança
Efetivação dos novos Estados-membros ainda depende da aprovação dos pedidos nos Parlamentos de cada um dos países da aliança
Os 30 aliados da Otan assinaram os protocolos de adesão da Finlândia e da Suécia nesta terça-feira (5), enviando as propostas de adesão das duas nações às capitais da aliança para aprovações legislativas. A medida aumenta ainda mais o isolamento estratégico da Rússia desde a invasão da Ucrânia em fevereiro, e representa uma expansão da influência ocidental em direção ao Leste. "Este é realmente um momento histórico para a Finlândia, para a Suécia e para a Otan", disse o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg.
Os 30 embaixadores e representantes permanentes aprovaram formalmente as decisões da cúpula da Otan da semana passada, quando a aliança tomou a decisão histórica de convidar a vizinha Finlândia e a parceira escandinava Suécia para se juntar à aliança militar. Apesar do acordo, a efetivação dos novos Estados-membros ainda depende da aprovação dos pedidos nos Parlamentos de cada um dos países da aliança - e a aprovação na Turquia ainda é um desafio em aberto, apesar da aceitação inicial.