Biden reforça compromisso em defender 'cada polegada de território da Otan'

Washington deve anunciar mais US$ 800 milhões em apoio militar a Kiev, incluindo o fornecimento de armas

Por Agência Estado

US President Joe Biden gestures as he addresses media representatives during a press conference at the NATO summit at the Ifema congress centre in Madrid, on June 30, 2022. Brendan Smialowski/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou o compromisso norte-americano em defender "cada polegada de território" da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (30), após a cúpula de líderes da aliança em Madri, na Espanha.
O democrata buscou apresentar uma visão de união dos aliados ocidentais contra o que ele chama de "ameaça" da Rússia à Europa e "desafios sistêmicos" da China. Segundo ele assegurou, a Otan apoiará a Ucrânia pelo tempo que a ofensiva militar russa no país se estender e expressou confiança de que os ucranianos não serão derrotados.
Biden informou que, nos próximos dias, Washington deve anunciar mais US$ 800 milhões em apoio militar a Kiev, incluindo o fornecimento de armas. De acordo com o presidente, os EUA pretendem utilizar recursos provenientes de tarifas contra produtos russos para ajudar na reconstrução ucraniana. "A Rússia não pode derrotar a Ucrânia e avançar para além do país", ressaltou.