Explosões em sedes de partido curdo deixam 6 feridos na Turquia

Por

Menos de três semanas antes da eleição geral da Turquia, duas explosões em prédios que abrigam sedes locais de um partido político curdo deixaram pelo menos seis feridos, informou a agremiação. As explosões nas sedes locais do Partido Democrático do Povo (HDP, na sigla original), nas cidades de Adana e Mersin, no sul turco, ocorreram com apenas 10 minutos de diferença. Seis executivos e funcionários ficaram feridos em Adana, segundo o comunicado da sigla.

O HDP deve ter um papel importante na eleição geral turca de 7 de junho. A sigla supera a barreira de 10%, podendo impedir que o partido governista obtenha maioria suficiente no Parlamento para poder mudar a Constituição. Com isso, ficaria obstruído o plano do presidente Recep Tayyip Erdogan de transformar o sistema parlamentarista turco em um presidencialismo. O partido disse que a intenção dos ataques era atrapalhar a campanha eleitoral e que Erdogan e as autoridades no poder eram os responsáveis, por terem transformado o HDP em um alvo para ataques durante seus comícios.
O porta-voz de Erdogan, Ibrahim Kalin, condenou o ataque, qualificando-o como uma ação contra todos os partidos políticos. Também rejeitou as alegações do HDP, dizendo que fazer acusações como essas antes das investigações era algo "inaceitável".