Militante morre em ataque aéreo na Faixa de Gaza

Por

Um ataque aéreo israelense realizado ontem, no Sul da Faixa de Gaza, matou um militante que dirigia uma motocicleta na cidade de Rafah, na fronteira com o Egito. Médicos palestinos identificaram a vítima como Ghaleb Ermilat, de 21 anos. Uma pessoa ficou ferida.
Moradores locais disseram que Ermilat pertencia às Brigadas Ezzedine al-Qassam Brigades, braço armado do Hamas, grupo que governa a Faixa de Gaza. Sua morte elevou para sete o número de palestinos mortos em três dias de violência nas proximidades de Gaza. Seis pessoas ficaram feridas neste período.
Em comunicado, o Exército israelense disse que o alvo da Força Aérea era “um membro da jihad global envolvido no planejamento e execução de um ataque terrorista na segunda-feira, dia 18 de junho, contra trabalhadores da construção civil israelenses na fronteira entre Israel e Egito, durante o qual um civil israelense foi morto”.
Durante o ataque de segunda-feira, pelo menos três militantes entraram no Sul de Israel, a partir do Sinai, e emboscaram dois carros de civis que levavam trabalhadores israelenses da construção civil, matando um deles. A reação das forças de segurança israelenses deixou dois dos militantes mortos. Acredita-se que o terceiro homem tenha fugido de volta para o Egito.
Na terça-feira, um grupo islamita, anteriormente desconhecido, assumiu a responsabilidade pelo ataque em mensagem de vídeo, segundo o serviço de monitoramento SITE Intelligence. O vídeo, gravado pelo “Conselho da Shura Mujahidin de Jerusalém”, mostra dois homens em frente a uma bandeira negra da Al-Qaeda dizendo que estavam para realizar um ataque contra Israel. Um deles disse ser egípcio, e o outro saudita.
Militantes de Gaza lançaram uma barragem de foguetes contra Israel ontem. O ataque foi revidado com várias ações aéreas israelenses. Segundo o Exército de Israel, 12 foguetes foram disparados no final da manhã e aviões israelenses atingiram sete alvos. Segundo os militantes, mais de 50 foguetes foram lançados em direção a Israel desde terça-feira.