Congresso de Procuradores Municipais será realizado no mês de novembro em Porto Alegre

Encontro comemora os 25 anos da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM)

Por Cláudio Isaías

Visita ao JC da presidente da Associação Nacional de Procuradores, Lilian Azevedo e do Presidente da Associação dos Procuradores de POA, Armando Domingues
Porto Alegre será sede do XVIII Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais. O evento é realizado pela Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA) e pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) e acontece de 5 e 8 de novembro.
A abertura oficial, no dia 5, será realizada na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Já as palestras, nos dias 6 a 8 acontecem no Farol Santander.
A presidente da ANPM, Lilian Azevedo, primeira mulher negra a assumir a presidência da entidade, disse que são esperados 800 procuradores de todo o País. Baiana, ela estava acompanhada do presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA), Armando Domingues.
O Congresso da ANPM, segundo Lilian Azevedo, vai debater temas como a reforma tributária, a administrativa, os meios consensuais de resolução de conflitos, a defesa da democracia, os debates de gênero e raça, a evolução do Direito e a Inteligência Artificial.
A presidente que está há uma semana em Porto Alegre se reuniu também com a presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e com o prefeito  da Capital, Sebastião Melo, momentos em que tratou assuntos como a reforma tributária e os seus impactos na gestão dos municípios. Ela também cumpriu agenda no Acampamento Farroupilha no Parque da Harmonia.
A ANPM representa cerca de 3,5 mil procuradores municipais de todo o País. Neste ano, a associação completa 25 anos e para comemorar a data o congresso será realizado em Porto Alegre onde a entidade foi criada.
Além de Lilian Azevedo, que é procuradora municipal de Salvador, a composição da diretoria eleita em fevereiro conta também com a procuradora de São Luís, Anne Karole Fontenelle, na vice-presidência. Lilian Azevedo é a terceira mulher a representar a associação. Antes dela, Cristiane da Costa Nery (Porto Alegre) e Geórgia Campello (Salvador) comandaram a instituição.
Lilian Azevedo e Armando Domingos estiveram no Jornal do Comércio nesta sexta-feira (15), quando foram recebidos pelo diretor de Operações do JC, Giovanni Jarros Tumelero.