Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre acelera processos de emissão de passaportes e cidadanias

Reforço busca atender o cidadão italiano no Rio Grande do Sul

Por Osni Machado

Giovanni Tumelero E Valério Caruso (Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre) . Visita ao Jornal do Comércio.
O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, completou um ano no posto diplomático, celebrando a média histórica de mais de 1.000 passaportes emitidos por mês e a entrega de mais de 4 mil cidadanias.
Ao fazer um balanço do período à frente do Consulado, Caruso destaca a aceleração de processos e a desburocratização dos serviços, a fim de atender melhor aos cidadãos italianos no Rio Grande do Sul. "O objetivo é reduzir o histórico gargalo de atendimento”, resume o diplomata.
Caruso cita que a raiz da enorme demanda acumulada está na grande quantidade de descendentes italianos no Brasil. O País, segundo ele, detém o maior número de italianos no mundo fora da Itália, estimativas indicam cerca de 31 milhões de descendentes dos quais, cerca de 4 milhões no Rio Grande do Sul. “O Estado apresenta alta demanda de serviços, o que é um grande desafio, mas também uma boa oportunidade para fazer com que nossos cidadãos estejam mais satisfeitos”, avalia.
Estima-se que, atualmente, cerca de 60 mil pessoas aguardem o reconhecimento da cidadania italiana – um dos principais serviços do órgão – “iure sanguinis” (por direito de sangue) no Estado. Mas esse cenário já começa a ser modificado. No final de agosto de 2022, mais de 4 mil pessoas conquistaram sua cidadania “iure sanguinis” e parte dessa celeridade está amparada na nova política implantada no Consulado.
Na Serra, por exemplo, que concentra um grande contingente de descendentes de imigrantes italianos, o cônsul-geral já esteve em Caxias do SulFlores da CunhaFarroupilha, e manteve agenda com lideranças de Bento Gonçalves em Porto Alegre. “Queremos estar próximos dos nossos cidadãos para mostrar como estamos irmanados por uma longa e bonita história e como eles são importantes para que isso possa ser valorizado hoje, sendo levado adiante para as novas gerações”, destaca.
Dentro da ótica de tornar o Consulado mais eficiente, está sendo utilizada também a tecnologia. Em maio, no Encontro das Tradições Italianas (Entrai), em Nova Milano, distrito farroupilhense considerado berço da imigração italiana no Estado, o Consulado ofereceu um inédito serviço a seus cidadãos, inaugurando um novo período de conquistas. Através de biometria descentralizada, os cidadãos italianos têm a oportunidade de colher as impressões digitais para a emissão do passaporte italiano eletrônico sem precisar se deslocar até Porto Alegre. 
Desde então, o serviço já foi ofertado também em Passo FundoCarlos Barbosa. Somados, mais de 320 pessoas foram atendidas nos três municípios. Agora, ao completar um ano no Consulado, o serviço será oferecido de modo fixo em Caxias do Sul. A nova funcionalidade entrará em atividade a partir do dia 25 de agosto, no Consulado Honorário do município, com sessões semanais agendadas. “Mais de 60% dos nossos cidadãos estão no Interior. Então, precisamos estar perto deles”, explica Caruso.
Justamente no momento que celebra um ano à frente da entidade, ter atingido a marca de 1.216 passaportes emitidos no mês de julho é motivo de comemoração se comparados com o mesmo mês de 2022 quando foram emitidos 321. Ocorreu ainda o reconhecimento de 300 cidadanias na modalidade “filho direto” e outras 400 cidadanias de trentinos foram contempladas entre junho e julho. Outros 150 reconhecimentos por casamento também foram realizados, e a mesma quantidade será realizada nos próximos meses.
 

Reforço para anteder o cidadão italiano no RS

Ações como a do projeto “Andiamo”, que leva a estrutura de atendimento do Consulado para o interior do Rio Grande do Sul, aliadas a outros movimentos, têm oportunizado um salto de eficiência à representação consular. O órgão implantou um serviço de call-center (51 2500.7515) para dirimir dúvidas a respeito dos serviços consulares, uma proposta que só ganha similaridade no mundo em Buenos Aires, onde também existe uma enorme colônia italiana. “É uma ação que dá muito mais autonomia e agilidade aos nossos cidadãos”, diz o cônsul.
O Consulado ainda ganhou dois novos funcionários, que assumiram recentemente suas funções na representação e outras quatro pessoas que recentemente foram selecionados no concurso já concluído, assumirão em setembro. Tudo tem ajudado na agilidade das demandas que chegam à representação.
Além dos serviços mencionados outros importantes serviços consulares são os vistos de permanência para estudo ou trabalho e ainda, em outras frentes, para fortalecer as relações bilaterais entre Itália e Rio Grande do Sul. É expectativa do cônsul-geral, inserir o Estado numa agenda de negócios que mostre à Itália o potencial gaúcho, atraindo empresas e promovendo intercâmbio entre os dois Países para participação em feiras de negócios.
Em maio, juntamente com a Embaixada da Itália, o Consulado promoveu um encontro internacional na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) com 16 empresas italianas aproximando inovação e tecnologias do setor agroindustrial, numa oportunidade também de negócios.Outra ação nesse sentido ocorreu em março, em Caxias do Sul. Pela primeira vez realizado na Serra, o Italian Design Day (IDD) reuniu palestras e mostras relacionadas ao design como fator competitivo nos negócios. O encontro antecede o Salone Del Mobile, em Milão, e ocorre em mais de 100 países.
Com esse entusiasmo, Caruso fortalece os vínculos com a comunidade italiana do Rio Grande do Sul rumo às comemorações do sesquicentenário do início da imigração italiana no Estado, a ser celebrada em maio de 2025. A data simbolizará muito mais do que a origem dos laços ítalo-gaúchos: será a ocasião para avaliar a trajetória cumprida e pensar no futuro desta relação.
Justamente destacou cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre: “Temos que celebrar sempre os atos que aproximaram brasileiros, especialmente no caso os gaúchos, e italianos. A data será uma oportunidade única para projetarmos como serão os próximos 150 anos dessa convivência e renovarmos os laços fraternais das nossas culturas”.
O consul-geral da Itália, Valerio Caruso, visitou o Jornal do Comércio na terça-feira (22), quando foi recebido pelo diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero e pelo diretor de Operações, Giovanni Jarros Tumelero.