{{channel}}
Governo do Estado anuncia auxílio para famílias atingidas pelo ciclone
Pontos de coleta foram ampliados em todo o Estado, para facilitar a entrega de donativos
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou um auxílio de R$ 2,5 mil para todas as famílias afetadas pelo ciclone extratropical que passou pelo Estado na madrugada do dia 16 de junho. O benefício será creditado diretamente no Cartão Cidadão, que funciona como um cartão de débito onde são creditados os auxílios do governo do Estado.
Leite destacou que a intenção é a criação de um programa estadual para situações emergenciais, que autorize o Estado, com base em regras e critérios preestabelecidos, a realizar esses repasses de forma mais ágil. O governador assegurou que esse projeto será discutido e alinhado com a Assembleia Legislativa, para possibilitar um melhor atendimento à população.
A Defesa Civil também mobilizou mais entidades como pontos de doação de alimentos, agasalhos e outros itens, devido às perdas que milhares de gaúchos sofreram. Além da Campanha do Agasalho, que teve início no dia 22 de maio, agora o foco é a distribuição de doações para os atingidos pela tragédia.
Assim como ocorre nos demais pontos disponibilizados pelo governo do Estado, a Defesa Civil é responsável pela logística de triagem e distribuição das doações. Num segundo momento, os donativos serão direcionados à Campanha do Agasalho 2023, organizada pela gestão estadual por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria da Comunicação, da Casa Militar e da Defesa Civil.
LEIA AINDA: fundo de doações monetárias por pix. A intenção é a compra e doação de eletrodomésticos e móveis para minorias sociais, como crianças, idosos e pessoas com deficiência, atingidas pelo ciclone.