Vítimas da tragédia na Kiss são homenageadas com "minuto do barulho"

Atividade faz parte da programação dos 10 anos da tragédia da Boate Kiss

Por JC

Homenagens às vítimas da tragédia na Boate Kiss em Santa Maria na madrugada de 27 de janeiro, nos 10 anos do incêndio
Cláudio Isaias, de Santa Maria
Uma salva de palmas e abraços durante um minuto marcaram as homenagens às 242 vítimas e as 636 pessoas feridas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, na madrugada desta sexta-feira (27). O ato foi realizado em frente à casa de shows, na rua dos Andradas, 1.925, no Centro da cidade.
A atividade denominada "Minuto do Barulho" contou com a participação de sobreviventes, familiares e amigos. A iniciativa foi organizada pela Associação de Familiares de Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), em conjunto com o Coletivo Kiss: Que Não se Repita e o Eixo Kiss do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria. O ato marcou o segundo dia da programação de 10 anos do incêndio da Boate Kiss.
O presidente da AVTSM, Gabriel Rovadoschi, disse que era um momento muito importante marcar a história com base nos fatos. "É importante saber onde e quando aconteceu para que possamos perpetuar essa história. A ideia é que os mesmos erros não aconteçam novamente", destaca.
A emoção tomou conta dos participantes das homenagens às vítimas da tragédia. TÂNIA MEINERZ/JC
Sobrevivente do incêndio e hoje com 28 anos, Rovadoschi disse que jamais se deve deixar passar em branco tudo o que aconteceu na noite do dia 27 de janeiro de 2013. "O intuito é lutar por justiça para que isso não aconteça novamente", ressalta.
Nesta sexta-feira (27), a partir das 10h, um culto ecumênico será realizado na praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria. A cerimônia religiosa terá a participação do bispo Francisco de Assis Silva, da igreja Episcopal Anglicana do Brasil; do pastor Marcos Weide e do teólogo Gabriel Lange, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil; e do bispo Hélio Hubert, da igreja Católica. Familiares e amigos das vítimas do incêndio da Boate Kiss participam da atividade.