Costureira de 71 anos realiza sonho de concluir o ensino superior e se forma em Passo Fundo

Acadêmica da instituição desde 2020, Vanda costura desde os 18 anos

Por JC

Vanda Nadir Telles se formou no último sábado
Vanda Nadir Telles, de 71 anos, é a mais nova formanda em Design de Moda pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Moradora de Marau, a costureira artesanal aposentada fez do ofício a sua profissão por 53 anos. Ela sempre teve o sonho de cursar o ensino superior e aprimorar seus conhecimentos, mas por ter se casado muito jovem, acabou adiando. Agora, ela conseguiu realizá-lo, conforme a assessoria de imprensa da universidade. 
O sonho se tornou realidade no último sábado (14), com a colação de grau. “Na época, eu não conseguia conciliar família, filhos e estudo. Mas, quando comecei a graduação, pensei que era hora de me priorizar um pouco e fazer o que eu sempre quis. Como já sabia muito da prática, por aqui pude aprender a teoria que faltava”, aponta a formanda.
A mais nova profissional em Design de Moda seguiu os passos de filhos e netos, que também escolheram a UPF para a formação. Sua neta, Paola Bortolini Borges, de 30 anos, hoje formada em Fabricação Mecânica pela universidade, foi quem acompanhou a avó até o ônibus universitário que veio de Marau a Passo Fundo para a seleção do processo seletivo, em 2020. A filha, Jatirlene Bernardete Bortolini Borges, 50 anos, também é “filha da UPF”, formada em Pedagogia. Vanda tem ainda uma filha que mora na Espanha, Janice, de 43 anos.