{{channel}}
Rede municipal de ensino de Porto Alegre terá plataforma digital
Sistema terá informações sobre os 60 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Com a proposta de integrar a rede municipal de ensino de Porto Alegre, formada por 60 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, o prefeito Sebastião Melo assinou nesta quinta-feira (18) o contrato para a implantação de Plataforma de Gestão Educacional no Centro Administrativo Municipal. O sistema, que será desenvolvido pela empresa Eduspace/Córtex, pretende facilitar a integração digital entre pais, alunos, professores e o poder público.
Segundo Melo, a nova lei das startups permite que os municípios possam contratar ferramentas inovadoras para realizar a transformação digital. "A ferramenta vai trazer muita facilidade para a gestão das escolas e dos alunos. Teremos condições de saber quantos estudantes estão em sala de aula e os pais vão ficar sabendo, por exemplo, se o aluno faltou e o trabalho feito pelos professores", acrescentou. Melo anunciou ainda que, no próximo ano, será aberta uma poupança no valor de R$ 170,00 para cada aluno da rede municipal de ensino.
A secretária Municipal da Educação (Smed), Sônia Oliveira da Rosa, disse que a adoção da plataforma representa um importante passo para a transformação tecnológica da educação da Capital. "A ideia é construir uma rede de ensino 100% digital, com pessoas e processos totalmente integrados, em tempo real", destacou. Segundo ela, o projeto vai permitir alinhar a gestão educacional de Porto Alegre. "Os dados serão elementos importantes para a tomada decisão. Teremos uma plataforma que nos dará, por exemplo, dados da frequência dos alunos e de avaliação", comentou.
Sônia Oliveira frisou ainda que a plataforma vai permitir a comunicação com as famílias para saber como os filhos estão na escola. A rede municipal de ensino de Porto Alegre conta com 214 escolas conveniadas da Educação Infantil e 52 escolas de Ensino Fundamental. A plataforma será estendida inclusive para as 214 escolas conveniadas. "O pai terá na palma da mão a vida escolar do seu filho e poderá inclusive se comunicar com a gestão da escola", explicou.
O sócio-diretor da Córtex, Richard Lucht, disse que a plataforma conta com informações de todo os cursos, bases curriculares e o cadastro de alunos e professores. "Queremos distribuir os acessos e fazer a capacitação de professores e gestores." A plataforma Córtex poderá ser acessado pelos aplicativos ou pelo computador. No final de agosto e no mês de setembro, os professores e gestores começam uma capacitação. Até o final do ano, as famílias terão o acesso habilitado para acompanhar a vida escolar dos filhos em tempo real pelo telefone celular.
O prazo de vigência do contrato da empresa Córtex com o município é de um ano, podendo ser prorrogado por mais tempo. Segundo Lucht, estudantes, pais, professores e gestores terão acesso à plataforma, mas com diferentes níveis de permissão, de acordo com as responsabilidades e atribuições de cada um. "Uma mãe vai poder saber, em tempo real, se seu filho chegou na escola na hora em que o professor registrar a presença dele, de forma online. A grande meta é melhorar os índices de aprendizado", ressaltou. O empresário Jorge Gerdau Johannpeter e o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho participaram da cerimônia.