Porto Alegre desobriga uso de máscaras no transporte público

Nos serviços de saúde da Capital, será mantido o uso em razão da exposição ao vírus

Por JC

Medida passa a valer a partir desta quarta-feira e serve para os coletivos, táxis e aplicativos na cidade
O uso de máscaras no transporte público passa a ser recomendado, e não mais obrigatório, em Porto Alegre. As exceções são os estabelecimentos de serviços de saúde, onde o risco de exposição ao vírus é maior. Os detalhes constam em decreto 21.603 publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).
A decisão da prefeitura de Porto Alegre está baseada em um parecer da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na situação epidemiológica atual, vacinação contra Covid-19 e na legislação em vigor no Rio Grande do Sul. A última flexibilização no Município foi no dia 18 de março, quando foi liberada a máscara nos espaços fechados.
De acordo com parecer da SMS, o uso de máscaras segue recomendado para pessoas sintomáticas e casos confirmados de Covid-19; gestantes; pacientes vulneráveis como imunodeprimidos em tratamento de doenças oncológicas e com doenças crônicas; e em instituições de longa permanência para idosos.
O uso obrigatório de máscara segue em estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde: hospitais, postos de saúde, clínicas médicas, laboratórios e consultórios.