Mês de agosto é dedicado à conscientização da importância do aleitamento materno

Dentre os objetivos do Agosto Dourado está a doação de leite humano, afinal existem bebês prematuros que precisam deste alimento

Por JC

Aleitamento exclusivo entre crianças menores de quatro meses cresceu de 4,7% para 60% em 34 anos
O leite materno contém propriedades importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê, fortalecendo a sua imunidade contra diversas doenças. No entanto, os dados por estado demonstram que, no Rio Grande do Sul, 90% das mães não doam ou nunca doaram leite. Para conscientizar sobre a importância do ato, ocorre de 1 a 7 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
A iniciativa foi criada em 1992 pela a WABA - Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação. Neste ano, a campanha tem como tema “Fortalecer a Amamentação: educando e apoiando”. Tendo em vista a relevância do tema, no Brasil, o mês de agosto é dedicado à conscientização da importância do aleitamento materno, e é chamado de agosto Dourado.
Dentre os objetivos do Agosto Dourado está a doação de leite humano. Conforme constatou a Famivita (https://www.famivita.com.br/) em seu mais recente estudo, 82% das brasileiras que estão em período de amamentação ou que já amamentaram nunca doaram o seu leite para um banco de leite humano. O índice é maior entre as mulheres dos 18 aos 24 anos, com 90% das participantes. Já entre as mulheres dos 25 aos 29 anos, 88% nunca doaram seu leite materno.
Para saber onde encontrar um banco de leite humano mais próximo de sua localidade basta ligar no telefone 136 ou acessar o link: https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs.