Estudantes e professores repudiam desativação de PPGs e demissões na Unisinos

A instituição informa que 12 PPGs foram desligados

Por Fernanda Soprana

Unisinos - MARCO ANTÔNIO FILHO/DIVULGAÇÃO/JC
Matéria atualizada às 16h10min
Nesta semana, estudantes e professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) foram surpreendidos com um anúncio: inúmeros Programas de Pós-Graduação (PPGs) não serão mais oferecidos pela instituição. A consequência da decisão é a demissão em massa dos profissionais da instituição, relata a comunidade universitária.
Pelas redes sociais, o corpo docente e estudantil da Unisinos lamentou as desativações. "Fomos surpreendidos com o desmonte dos PPGs da Unisinos. A informação concreta que temos é do encerramento do PPG de História e do de Geologia, mas ficamos sabendo que outros também serão encerrados", constata o Diretório Central de Estudantes (DCE).
Em nota enviada ao JC na tarde desta sexta, a Unisinos afirma que 12 PPGs foram desligadas. Segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), os programas são dos cursos de Linguística Aplicada, Comunicação, Psicologia, Biologia, História, Ciências Sociais, Economia, Geologia, Ciências Contábeis, Arquitetura, Enfermagem, Engenharia Mecânica.
O
O professor ainda ressalta que, se o governo federal seguir a política de cortes no ensino superior, mais demissões e desligamentos de cursos podem ocorrer tanto na própria Unisinos, quanto em outras universidades privadas.