RS tem domingo gelado e semana seguirá chuvosa

Temperatura mínima registrada no Estado foi de 4,4 graus, em Vacaria

Por Juliano Tatsch

Chuva deu um tempo no domingo, mas frio permaneceu na Capital
Os gaúchos voltaram a sentir o peso do inverno neste final de semana. Conforme os dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Estado registrou a temperatura mínima de 4,4 graus neste domingo, na cidade de Vacaria. Em Porto Alegre, a mínima registrada pelas estações meteorológicas do instituto foi de 9,8 graus. E, para quem esperava por uma semana com tempo seco depois de uma sequência de dias com alta umidade, a notícia não é nada boa.
Conforme o Inmet, a semana começará com dias instáveis em Porto Alegre, havendo menor possibilidade de chuva nesta segunda e na terça-feira. Hoje, a temperatura mínima na Capital deve ser bem baixa: 6 graus. A máxima, por sua vez, não deve ultrapassar os 17 graus. O dia deve ser de muitas nuvens no céu, mas não há previsão de chuva considerável. O cenário permanece semelhante para amanhã, com a diferença de que ocorrerá um leve aquecimento, com a mínima ficando nos 10 graus. A máxima chega aos 16 graus.
A chuva, porém, deve voltar já na quarta-feira. O céu deve ficar muito nublado pancadas de chuva devem ocorrer durante todo o dia. Junto com a chuva, porém, vem o calor. A temperatura mínima na Capital na quarta-feira deve ficar nos 13 graus, com a máxima chegando a 23 graus. O quadro se mantém na quinta-feira, com um aquecimento ainda maior: mínima de 16 e máxima de 26 graus.
Para o Rio Grande do Sul, a MetSul Meteorologia indica um amanhecer gelado nesta segunda-feira com marcas abaixo de 5 graus e geada na maioria dos municípios gaúchos. Na região da Campanha e na fronteira com o Uruguai, as marcas irão girar ao redor de zero grau. A Serra do Sudeste e os Campos de Cima da Serra devem ter marcas negativas. "Com o frio intenso do começo da manhã, a tendência é de formação de geada em grande parte do RS. A geada tende a ser mais ampla e forte em cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho", destaca o meteorologista Luiz Fernando Nachtigal.