Ciclovia da Ipiranga deve passar por reparos nos próximos dias, prevê prefeitura

A SMMU planeja o início de obras de manutenção na ciclovia da Ipiranga nos próximos 30 dias

Por Fernanda Soprana

Reportagem do JC na semana passada mostrou problemas em trechos que já causaram acidentes
Os problemas da ciclovia da Ipiranga, que geram uma série de riscos aos ciclistas de Porto Alegre, podem ser resolvidos em breve. O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, planeja dar início às obras de manutenção da maior ciclovia da capital gaúcha nos próximos 30 dias.
"Já fizemos a auditoria e, junto com outras secretarias, estamos procedendo para fazer a recuperação destes pontos que estão mais prejudicados. Eu diria que nos próximos 30 dias, se o problema não for totalmente resolvido, pelo menos terá começado a manutenção — especialmente nos pontos onde o pavimento acabou levantando por causa das raízes de árvores", afirma.
O orçamento previsto para a manutenção e segurança viária em 2022 é de R$ 5,5 milhões, segundo o secretário. Castro Jr. explica que as Secretarias de Obras e Infraestrutura (SMOI) e de Serviços Urbanos (SMSU), assim como o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), já foram contatadas e devem elaborar um cronograma de manutenções nos próximos dias. "Uma parte das obras é da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), principalmente a sinalização e os guard-rails. Mas a pavimentação envolve a SMMU e outras secretarias", explica.
Em bicicletas elétricas.