Granizo é registrado em 50 cidades do Rio Grande do Sul

Por

Mais de 50 municípios do Estado registraram queda de granizo ontem após fortes áreas de instabilidade se formarem na madrugada, de acordo com a MetSul Meteorologia. Na Capital, o dia ficou noite durante a manhã. As nuvens escuras deram lugar à precipitação. Na madrugada, a chuva veio acompanhada de granizo em alguns bairros. Além de trânsito lento, diversos semáforos da cidade ficaram desligados em razão de quedas na energia elétrica. Durante todo o dia, as pancadas de chuvas com trovoadas persistiram. A variação de temperatura no Rio Grande do Sul também foi impressionante. Em Canguçu, os termômetros marcaram 9 graus, e, em São Luiz Gonzaga, chegaram a 35 graus.
A prefeitura de Gravataí, na Região Metropolitana, informou que o Distrito de Morungava registrou prejuízo em 350 casas atingidas pelas pedras de gelo durante a noite de terça-feira e que uma pessoa ficou ferida levemente. A cidade de Bagé, na Campanha, também foi bastante atingida pelo granizo. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Milton César Leite, em três momentos foi registrada queda de granizo. "Às 3h, às 9h e às 11h30min observamos o fenômeno, que veio acompanhado de chuva forte. As pedras de gelo eram muito graúdas e perfuraram até as telhas mais grossas dos telhados das casas", relata.
Durante a tarde, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros trabalharam na colocação de lonas em cerca de 50 casas que ficaram com os telhados danificados. Nenhuma pessoa ficou desabrigada ou desalojada.
A Defesa Civil Estadual afirmou que, além de Bagé e Gravataí, os municípios de Santana do Livramento, Rio Grande, Camaquã, Pelotas, São José do Norte, Canguçu e Piratini foram bastante atingidos pelos temporais.
A instabilidade deve persistir no Estado pelo menos até amanhã, com grandes acúmulos de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para hoje sobre a possibilidade de chuva moderada a forte com trovoadas em áreas isoladas das regiões Oeste, Centro, Norte e Leste do Estado e na região sul de Santa Catarina. Queda de granizo e rajadas de vento entre 60km/h e 90 km/h também estão previstas.