Hepatite A entra no calendário de vacinação

Por

A partir deste mês, o Calendário Básico de Imunização Infantil passa a disponibilizar a vacinação contra a hepatite A. Parte das doses já foi repassada para os municípios gaúchos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), mas nem todas as cidades iniciaram a vacinação, pois estão organizando o procedimento nas unidades de saúde. A vacina, que pode ser administrada concomitantemente com outras do calendário de rotina, deve estar nos postos da Capital em agosto.
De acordo com Tani Ranieri, coordenadora do Programa de Imunizações da SES, a vacina é destinada a todas as crianças a partir dos 12 meses de idade e menores de dois anos. “A introdução dessa vacina é um compromisso firmado no ano passado no Programa Nacional de Imunizações, mas somente neste mês o Ministério da Saúde liberou as doses para os estados. A intenção é imunizar, nos próximos nove meses, 135 mil crianças nesta faixa etária”, afirma Tani. Inicialmente, foram recebidas 33 mil doses. Segundo a coordenadora, a idade fixada para o recebimento das vacinas leva em conta uma maior exposição das crianças ao vírus, principalmente quando frequentam creches e escolas.
“O contato com os colegas e os cuidadores aumenta a transmissão. Além disso, a maioria das pessoas terá contato durante a vida com o vírus da hepatite A, e, estando vacinadas, o sistema imunológico estará preparado para combater”, explica. Provocada por um vírus que causa inflamação no fígado, a doença é transmitida por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados. Nos últimos sete anos, foram registrados quase três mil casos da doença no Estado, sendo 153 em 2013 e 38 até julho deste ano. Não houve óbitos pela enfermidade.
Tani ressalta que, ao contrário da rede particular, que aplica duas doses da vacina, nos postos será dada apenas uma, pois já existe comprovação de eficácia com apenas uma aplicação. A rede pública oferece também a imunização para a hepatite B, em pessoas até 49 anos.
Ontem, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também deu início à semana da Campanha de Luta contra as Hepatites Virais. As unidades e equipes de saúde da família estão distribuindo materiais educativos nas salas de espera. O lançamento oficial da campanha acontece no sábado, das 9h às 17h, no Parque da Redenção, próximo ao Espelho D’Água, quando a SMS estará oferecendo vacinação para hepatite B e testagem rápida para HIV/Sífilis e hepatites virais. No domingo, a imunização e testes rápidos seguem das 10h às 19h, no mesmo local.