Feriadão de Páscoa tem mais de 16 mil infrações

Por

A 27ª edição da Operação Viagem Segura no Estado fiscalizou mais de 92 mil veículos durante os cinco dias dos feriados de Páscoa e Tiradentes. Durante entrevista coletiva na manhã de ontem, no Palácio Piratini, os órgãos de trânsito informaram que a ação resultou em 16,4 mil infrações de trânsito e quase 300 autuações por embriaguez. O número de mortes no local do acidente já havia chegado a 17 – o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ainda vai acompanhar os casos de feridos por mais 30 dias. Após este prazo, um balanço final será divulgado.
Os dados parciais apontam que o número de 17 mortes é o mesmo que foi registrado em 2013. “Porém, o feriado do ano passado tinha menos de cinco dias. Com isso, a média de vítimas diárias neste período caiu de 4,3 para 3,4”, afirmou Jerry Adriani Dias Rodrigues, superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele disse ainda que “não há o que comemorar quando há mortos, mas é necessário frisar que a sociedade tem colaborado ao compreender que as abordagens são preventivas”.
Para o tenente-coronel Ordeli Savedra Gomes, coordenador técnico do Comitê Estadual de Mobilização e Segurança no Trânsito, o comportamento dos motoristas demonstra que os condutores estão compreendendo a necessidade de mudar hábitos para reduzir o número de óbitos nas estradas.
Durante a operação, 373 carteiras nacionais de habilitação (CNHs) foram recolhidas. O número caiu 5% em comparação ao ano passado. “Desta vez, a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal usaram mais pardais na fiscalização para não interferir tanto na fluidez do trânsito. Com isso, o número de abordagens diminuiu, e o de infrações aumentou”, explicou Leonardo Kauer, diretor-presidente do Detran.
Alessandro Castro, inspetor da PRF, diz acreditar que a sociedade está começando a entender a importância da responsabilidade no trânsito e está mudando seus hábitos, assim como fez quando se tornou obrigatório o uso do cinto de segurança. Segundo ele, a maioria dos motoristas infratores autuados por embriaguez é homem, de 35 a 50 anos, classe C, conduzindo veículos mais antigos. “No Interior do Estado, essa mentalidade é mais difícil de alterar. É preciso mais fiscalização nesses lugares. Tem cidades em que muita gente ainda anda sem o cinto, algo que, na Capital, por exemplo, já é um hábito mais incorporado ao dia a dia.”
Da zero hora da quinta-feira passada até a meia-noite do dia 21 de abril, foram aplicados quase quatro mil testes de etilômetro. Ao total, o feriadão de Páscoa teve 982 acidentes, sendo que em 366 foram verificadas lesões. A quantidade de feridos ficou em 534.