Prefeitura recebe quatro propostas para a execução do metrô

Por

Com a presença do prefeito José Fortunati e do secretário estadual do Planejamento, João Motta, foram entregues na tarde desta terça-feira (22), as Propostas de Manifestação de Interesses (PMI) para o metrô de Porto Alegre. As cinco empresas habilitadas, duas em consórcio, entregaram no Escritório MetrôPoa quatro propostas que serão analisadas pela comissão técnica durante os próximos meses. 

A comissão irá observar critérios como custos de implantação e operação, durabilidade, confiabilidade e impactos de obras, urbanísticos e ambientais. O projeto irá considerar as mais modernas tecnologias e soluções disponíveis no mercado, métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, segurança, acessibilidade, informação ao usuário, concepção de terminais e estações de integração com ônibus e outros modais. Uma análise preliminar da Comissão Técnica será anunciada em cerca de três meses. Logo após, a proposta será submetida à consulta e audiência públicas, aos órgãos de controle e Ministério das Cidades. Posteriormente, conforme ajustes necessários, será publicado o Edital de Licitação PPP com o projeto consolidado do Metrô de Porto Alegre. A obra está estimada em cinco anos, e a concessão será por 25 anos.

A prioridade, de acordo com Fortunati, é de análise detalhada de qual a proposta que mais contemplará o interesse para o município. "O próximo passo será uma análise profunda dessas quatro propostas por técnicos da prefeitura, governo do Estado, BNDES e, provavelmente, de Madrid. São projetos complexos e completos, que requerem profundidade no estudo", explicou o prefeito, lembrando que a população também será consultada através de audiências públicas. "Nossa principal obrigação agora é trabalhar com tranquilidade na escolha de um projeto, se existir um completo, ou a soma de um ou mais, caso o interesse público necessite”, acrescentou.