Smic e Brigada Militar fecham casas noturnas no Centro de Porto Alegre

Por

A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio e a Brigada Militar fecharam, nesta sexta-feira (21), quatro casas noturnas no Centro Histórico. Foram fechados estabelecimentos situados na rua Marechal Floriano: Casa Blanka, Adegas, Metrópolis e Sobradinho.

Segundo a Smic, os locais tiveram o Alvará de Localização e Funcionamento da Smic suspenso por solicitação da Brigada Militar devido à ocorrência de assassinatos e outros crimes dentro ou nos arredores das casas. A ação foi aprovada pelo Ministério Público Estatual. Segundo dados da BM, desde outubro de 2013, ocorreram cinco mortes e três tentativas de homicídio nessa região.

Em audiência pública em julho do ano passado, em que estiverem presentes moradores, a Brigada Militar, representantes do Centro Administrativo Regional (CAR) Centro e donos dos estabelecimentos, os proprietários das quatro casas se comprometeram a adotar uma série de medidas para controlar a violência e a perturbação do sossego: fechar às 3h30 da madrugada com tolerância de trinta minutos, colocar detector de metais na entrada, instalar câmeras na frente das casas, cobrar ingresso e aumentar a segurança particular dentro e na frente nas casas.

Na audiência ainda ficou estabelecido um prazo de meio ano para acabar com as situações de violência, mas, passados sete meses, os proprietários das casas não adotaram as medidas acordadas, e os moradores continuam reclamando da ocorrência, conforme a Smic, "de tiroteios, prostituição infantil, tráfico e uso de drogas, atos obscenos e mau uso das calçadas".