EPTC fará novo teste com no breaks em semáforos

Por

Os problemas enfrentados pelos porto-alegrenses nos dias de chuva forte são diversos. Um deles é o trânsito, que se torna mais caótico devido aos semáforos que deixam de funcionar pela falta de energia. A implantação dos aparelhos de no breaks, mantendo as sinaleiras ligadas por até oito horas, ainda não tem data para começar. A licitação para a compra foi cancelada em setembro, pois os equipamentos desregulavam o funcionamento dos semáforos. A EPTC deve começar em breve uma nova série de testes para identificar o motivo da interferência. Análises já estão sendo feitas dentro da sala de testes da empresa.
Segundo o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, a situação melhorou muito neste ano devido à qualificação dos equipamentos. No temporal de segunda-feira, apenas seis cruzamentos tiveram as sinaleiras desligadas. Em 2012, a situação dos semáforos nos dias de chuva era tão crítica - com mais de 80 equipamentos desligados simultaneamente – que a empresa decidiu pela instalação dos no breaks. Com custo de cerca de R$ 11 mil cada, eles seriam instalados nos 400 principais cruzamentos da cidade.
A previsão era de que o sistema de proteção contra a interrupção de energia entrasse em funcionamento neste segundo semestre. Porém, quando a EPTC iniciou os testes com os produtos de quatro empresas que se interessaram pelo edital, constatou que eles interferiam no tempo de troca das cores dos sinais, o que colocava em risco a segurança dos motoristas. A licitação foi então cancelada no mês passado. Atualmente, a EPTC está realizando novos testes para verificar o problema.
“Nos testes práticos, sempre que o semáforo se desligava, havia interferência na programação do controlador que organiza os tempos do sinal. Após a suspensão desse edital, também modificamos a metodologia de instalação. Agora, o equipamento é custeado por meio de contrapartidas de empreendimentos”, explica Cappellari. Com esta nova forma de custeio, já foram instalados 20 no breaks nas câmeras de segurança da EPTC. Segundo o diretor-presidente, foi solicitada também compra de novos equipamentos para testes nos semáforos. “A EPTC fará a implantação em algumas sinaleiras e a nossa equipe técnica tentará identificar o que causa a interferência”, diz. Somente semáforos com tecnologia LED comportam essa carga reserva, devido ao baixo consumo de energia. Em torno de 60% dos cruzamentos da Capital já possuem esse tipo de lâmpada.