Professores que estavam em greve retomam as aulas hoje

Por

As escolas da rede estadual gaúcha que estavam em greve retomam as aulas a partir de hoje. Na sexta-feira, em assembleia geral, professores e funcionários decidiram suspender a paralisação parcial, iniciada há 21 dias 

Na semana passada, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul proibiu que o governo cortasse o ponto dos grevistas. Em busca de uma audiência com o governador, a categoria chegou a ocupar a Assembleia Legislativa por cerca de 20 horas. Ao final, representantes do governo receberam integrantes do Cpers/Sindicato, mas nada foi decidido até agora.

Com isso, o Cpers apresentou uma proposta de projeto de lei que institui um sistema de auxílio-alimentação para a categoria e seguirá cobrando o pagamento do piso nacional. O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, afirmou que está aberto a negociar a alteração no vale-refeição e conceder licença-maternidade de 180 dias para servidoras contratadas. Sobre o Ensino Médio, voltou a afirmar que a reforma não será suspensa. Um novo encontro foi agendado para o dia 23.

Calendário de matrículas abre no mês que vem

O calendário de matrículas na rede estadual gaúcha para 2014 se inicia no dia 1 de outubro. A rematrícula deve ocorrer entre 1 e 31 de outubro, na própria instituição. A inscrição para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e Médio, Curso Normal e Educação Profissional deve ser feita entre 14 e 31 de outubro no site www.educacao.rs.gov.br, no link Matrícula na Escola Pública.