INSS antecipa perícias médicas iniciais em Porto Alegre

Por

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio de sua gerência-executiva em Porto Alegre, está preparando um mutirão para o próximo sábado, no qual perícias médicas iniciais, marcadas com prazos superiores a 30 dias, poderão ser antecipadas. O instituto disponibilizou mais de 300 vagas e, até a tarde de ontem, em torno de 110 haviam sido ocupadas.
A iniciativa visa a reduzir o número de pessoas que aguardam pelo primeiro atendimento médico por parte do órgão. “Queremos antecipar a nossa agenda. O tempo de espera médio pela primeira perícia é um indicador de qualidade do nosso serviço”, afirma o gerente-executivo do instituto em Porto Alegre, Elson Romeu Farias.
Para o mutirão, o INSS está selecionando pessoas que não estão recebendo benefício. Um total de 16 médicos-peritos estará trabalhando no sábado na agência localizada no número 867 da avenida Bento Gonçalves, na Capital. A equipe completa contará com 30 servidores do órgão. A agência do bairro Partenon possui 24 consultórios para atendimento. “Nesse local, temos capacidade para fazer de 45 a 50 perícias por hora”, observa Farias. O mutirão ocorrerá das 8h às 14h.
Em setembro do ano passado, em entrevista ao Jornal do Comércio, o então presidente do instituto, Mauro Hauschild, afirmou que a espera média pela realização de perícia em Porto Alegre era de 66 dias, três vezes maior do que, em média, aguardavam os brasileiros, 22 dias. Conforme o gerente-executivo do INSS em Porto Alegre, atualmente, a espera média é de 40 dias. O número ainda está acima do considerado ideal pela previdência, que é de 15 a 30 dias. “Ainda não é o período de espera que queremos, e isso justifica a nossa iniciativa do sábado”, destaca Farias.
Os segurados que se enquadram no perfil das pessoas que podem remarcar suas perícias iniciais para o sábado podem ligar para os telefones (51) 3208.5316 e (51) 3208.5192. O mutirão atenderá cidadãos com hora já marcada para qualquer uma das quatro agências subordinadas à gerencia-executiva da Capital: Viamão, Alvorada, bairro Passo D’Areia (Porto Alegre) e Partenon.
O instituto alerta para que os segurados tenham consigo seus documentos e todos os seus exames médicos pré-realizados. Uma avaliação da ação do sábado será feita posteriormente e, se os resultados forem considerados positivos, uma nova edição do mutirão poderá ocorrer.