Secretaria da Saúde garante tratamento para a gripe H1N1 no Estado

Por

Em reunião nesta segunda-feira (9) com o presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Ary Vanazzi, o secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni, garantiu que não faltará medicamento para o tratamento da gripe H1N1. Segundo ele, não há vacinas suficientes para todos os gaúchos, mas o antiviral Oseltamivir (de nome comercial Tamiflu) está disponível para distribuição gratuita.
O secretário informou ainda que cerca de 25% da população está vacinada. “Não vai faltar medicação. O que devemos fazer é tranquilizar e orientar as pessoas a buscarem atendimento médico aos primeiros sintomas da gripe. A melhor arma é o tratamento”, destacou Simoni, segundo nota.
“Saímos da reunião com a tarefa de tranquilizar a população e orientar a procurar tratamento. Não é necessário vacinar quem não está nos grupos de risco”, declarou Vanazzi. Segundo ele, a Famurs vai ajudar as prefeituras na orientação à população.
De acordo com a secretaria, a recomendação é de procurar a unidade de saúde mais próxima ao se manifestarem os sintomas (febre, dor de garganta e nas articulações, musculares ou de cabeça). O tratamento pode ser prescrito tanto por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto particulares.
Leia também:
Prefeitos aprovam moção referente a vacinas contra a gripe H1N1