Capital discute ações de combate ao crack

Por

Com as presenças da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do governador Tarso Genro, e do prefeito José Fortunati, foi realizada ontem em Porto Alegre a primeira reunião entre os representantes dos governos federal, estadual e municipal para discutir ações de combate ao crack no período de 2012 a 2014. Técnicos dos ministérios da Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e da Casa Civil apresentaram iniciativas para prevenção ao uso de drogas, atendimento a dependentes químicos e combate ao tráfico, que receberão recursos do governo federal.
Para Tereza, a parceria entre os governos é a melhor maneira de combater o crack. “Ninguém sabe como enfrentar essa droga que desestrutura famílias. Estamos tendo a oportunidade de enfrentá-la trabalhando com diversos ministérios”, destacou. De acordo com a ministra, os recursos da União deverão ser destinados, principalmente, para a reinserção social dos dependentes químicos. “A partir de março será formalizada a adesão do Rio Grande do Sul no programa Crack, é Possível Vencer”, acrescentou.
Já o secretário da Justiça e Direitos Humanos do Estado, Fabiano Pereira, ressaltou que as atividades do programa terão início pelo Centro de Porto Alegre e nos bairros Rubem Berta, Bom Jesus, Cruzeiro e Restinga. “Nestes locais, teremos iniciativas de segurança, saúde e prevenção ao uso de drogas”, explicou. Segundo Pereira, as ações também serão desenvolvidas nas cidades de Pelotas, Caxias do Sul, Rio Grande, Santa Maria, Passo Fundo, Alegrete, Bagé e Uruguaiana.
A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, ressaltou que o Ministério do Desenvolvimento investiu no fortalecimento dos profissionais que realizam a abordagem nas ruas. Segundo ela, até 2014, 308 equipes deverão ser criadas. O governo federal pretende investir cerca de R$ 45 milhões na iniciativa. Os recursos deverão priorizar 253 municípios com população superior a 100 mil habitantes, além do Distrito Federal.