Uma aula de história na passarela do Porto Seco

Por

Faltando menos de uma semana para os desfiles, as escolas de samba de Porto Alegre dão os últimos arremates no trabalho iniciado há meses. Quem se questiona sobre a dedicação dispensada pelos integrantes, para pouco mais de uma hora de apresentação, não sabe a emoção que permeia o ato de contar e recontar histórias. É exatamente isto que a Bambas da Orgia e a Estado Maior da Restinga farão, respectivamente, na sexta-feira e no sábado. A primeira trará para o Porto Seco um pouco da cidade gaúcha de Bagé, retratando suas tradições e seu folclore. Já a segunda invocará o deus Baco para lembrar a qualidade do vinho brasileiro e sua chegada ao Estado.
Ontem, às 8h30min, teve início a venda de ingressos para o Carnaval de Porto Alegre. Até o fim da tarde, 8,5 mil ingressos já haviam sido vendidos. A capacidade nas arquibancadas é de 9,7 mil pessoas por noite.
Bambas da Orgia mostrará a tradição de Bagé
Bagé, município localizado na região da Campanha gaúcha, conhecido por perpetuar as tradições do Estado, será o grande homenageado no desfile deste ano da Bambas da Orgia. A escola, que contará com 1,8 mil integrantes, divididos em 16 alas, tem como tema Dos Cerros do Solo Gaúcho à Rainha da Fronteira. Bagé, Tradição… Um Salto para o Futuro!. A Bambas iniciará sua apresentação pelo começo da formação do município, quando ele ainda era um vilarejo.
Segundo o carnavalesco da entidade, Gilson Lucena, chamado de Giguili, a figura principal do carro abre-alas, além da águia símbolo da escola, será o índio Ipajé, que deu origem ao nome do município. Em julho do ano passado, Bagé completou 200 anos de fundação. A colonização da região se iniciou com a chegada de portugueses e espanhóis no final do século XVII. “Retrataremos no segundo carro alegórico estas batalhas iniciais entre índios e colonizadores, mas também a cultura, como a criação de cavalos, o churrasco, o chimarrão e o folclore”, conta Giguili.
De acordo com ele, o desfile também mostrará a história do livro O Analista de Bagé, escrito por Luis Fernando Verissimo em 1981, e que retrata o estereótipo da personalidade típica dos bageenses. Giguili é carnavalesco há 36 anos, mas este é o primeiro na Bambas da Orgia. “Me trouxeram para levantar o índice da escola, que ficou em 9º lugar no ano passado”. Ele afirma que a grande surpresa deste ano ficará por conta da comissão de frente e que o mestre da bateria irá revolucionar o Carnaval.
Qualidade do vinho será o tema da Restinga
Campeã do Carnaval do Grupo Especial no ano passado, a Estado Maior da Restinga traz para o desfile de 2012 os prazeres do vinho. Com o tema Da Mitologia à Realidade, a Tinga de Taça na Mão! - Vinhos do Brasil: Sinônimo de Qualidade, Saúde, Prazer e Prosperidade!, a escola contará em suas alegorias a trajetória da bebida, começando pela mitologia romana, com Baco, o deus do vinho, da ebriedade, dos excessos e da natureza. “Retrataremos no desfile a chegada dos portugueses a São Paulo e dos Jesuítas às Missões, no Rio Grande do Sul, e com eles a cultura da produção do vinho para utilização nas missas”, conta Paulo Jorge Medeiros, carnavalesco da entidade.
Para a homenagem ao vinho, a Restinga desfilará suas cores - o verde, o vermelho e o branco - com 2,3 mil integrantes, divididos em 20 alas, quatro carros alegóricos e um tripé. O mestre-sala e a porta-bandeira serão Jean Michel e Arielly Lima. Um dos carros da escola será dedicado aos italianos que vivem na região da Serra e que perpetuam a tradição do vinho. Segundo Medeiros, estará presentes nesta alegoria um grupo de descendentes italianos, vindos do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
O carro conta também com uma imensa Maria Fumaça, relembrando a epopeia dos imigrantes. “Mostraremos um pouco do enoturismo. Retrataremos o vale Caminhos de Pedra, outro ponto turístico da Serra, tendo como destaque o escultor de pedras João Bez Batti”, relata.