Prefeitura anuncia medidas contra a greve da saúde

Por

Os secretários municipais da Saúde (SMS), Carlos Henrique Casartelli, e da Governança Local, Cezar Busatto, anunciaram na tarde desta sexta-feira, (26), que os servidores da saúde do município que não estão trabalhando, em função da greve, terão os dias descontados na folha salarial de agosto. Na ocasião também foi divulgada a lista dos serviços de saúde que não estão funcionando integralmente como determina decisão judicial. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa na sede da SMS.

 
De acordo com Casartelli, a paralisação de parcela dos servidores tem causado prejuízos ao atendimento da população, especialmente nas Unidas Básicas de Saúde. “Temos casos de falta da equipe de enfermagem, e até de posto fechado”, destacou o secretário, ao falar da recomendação do Ministério Público de que a prefeitura adote todas as medidas necessárias para garantir o atendimento a esse serviço.
 
Paralelamente, a Justiça determinou que o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) assegure que todos os funcionários dos serviços de urgência e emergência da Saúde da Capital estejam trabalhando, garantindo todo o atendimento da população. E, também que os outros serviços de saúde funcionem na sua integralidade, com no mínimo, 50% do efetivo de funcionários.
 
Busatto salientou que a prefeitura tem demonstrado em recentes negociações com os servidores municipais o compromisso e a disposição ao diálogo com a categoria.“Há menos de três meses, foram concedidos inúmeros benefícios que englobam este e o próximo ano”, declarou o secretário ao falar do reajuste concedido a todo o funcionalismo (8,16%), da reposição integral da inflação do período 2011 a 2012, da implantação do Ipergs/Saúde, do reajuste de 8,33% no vale-alimentação, do pagamento de progressões retroativas, da reformulação do Plano de Carreira e da equiparação do salário básico ao mínimo nacional.