A cada 100 habitantes, 45 possuem habilitação em Porto Alegre

Por

Um estudo realizado pelo Detran/RS para o Dia do Motorista, comemorado ontem, detectou que o município de Feliz tem o maior número de motoristas proporcionalmente a sua população. A cada grupo de 100 pessoas, 56 são habilitadas no município da região do Vale do Caí.
No total são seis os municípios com mais de 50% da população habilitada. Além de Feliz, Horizontina (52%), Garibaldi e Antônio Prado (51%), Lajeado e Salvador do Sul (50%). Na Capital, esse índice é de 45 motoristas para cada 100 habitantes, e no Estado é de 37. O chamado índice de habilitação vem crescendo suavemente no Rio Grande do Sul ao longo dos anos. Em 2001 era de 28 condutores a cada 100 habitantes, passou para 32 em 2006 até chegar aos 37 a cada 100 atuais.
O número de motoristas habilitados aumentou 35% desde 2001, um crescimento médio de 3,5% ao ano. Hoje, são 4,02 milhões de motoristas habilitados no Estado. No início da década eram 2,9 milhões. O percentual de homens e mulheres é de 70% e 30%, respectivamente. Mais de 50% desses motoristas têm categoria B, ou seja, são habilitados somente para conduzir automóveis. Outros 36% são habilitados para conduzir motocicleta. Cerca de 20% estão nas chamadas categorias profissionais: caminhão, carreta, ônibus etc. A procura pela habilitação na categoria A foi a que mais cresceu na última década, registrando um incremento médio de 11% ao ano.
Um número considerável entre os motoristas gaúchos nunca teve pontos em seu prontuário. Dos 4,02 milhões de condutores habilitados, 44% não registraram multas em suas habilitações. Esse percentual representa um contingente de 1,7 milhão de motoristas que nunca foram flagrados cometendo uma infração. O número, no entanto, deve ser relativizado, já que a fiscalização não pode acompanhar todos os passos dos motoristas, e existe um número considerável que, apesar de possuir habilitação, não dirige. "Consideramos um índice bom.
Quase a metade dos motoristas gaúchos nunca cometeu infração. É um bom número. Isso mostra que os bons condutores estão aí e nos alerta para a necessidade de atenção com esse grupo que comete as faltas, que geralmente são reincidentes", afirma o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos.
Se considerado o retrato analisado no dia 25 de julho - Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas -, 88% dos condutores estão com o prontuário sem nenhum ponto decorrente de infração de trânsito. Diariamente, esse número é alterado, já que a pontuação tem vida útil de 12 meses a partir da confirmação da infração.
Conforme Barcellos, dois são os grupos de pessoas mais vítimas do trânsito: jovens e idosos. "Os jovens em acidentes, principalmente por excesso de velocidade, e os idosos em atropelamentos. Temos de focar neles", diz.
O município de Feliz, onde os motoristas são maioria, tem hoje 6,9 mil condutores. Quase metade deles (48%) nunca teve nenhum ponto na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como exemplo, ontem, 91% ou 6.334 condutores deste município estavam sem pontos na habilitação. O Detran lembra que os condutores que não cometerem infração no período de um ano terão desconto no IPVA.
A respeito da formação, o presidente da autarquia estadual acredita ser importante uma mudança no modo como ela é realizada para os condutores que desejam obter a carteira A, para motocicletas. "Acho que é preciso mais vivência prática. As aulas práticas são feitas em uma pista hoje. Tem de se buscar uma forma de dar experiência nas ruas para esses futuros condutores", observa.