Terceira Perimetral ganhará cinco túneis até maio de 2012

Por

Com a proposta de agilizar o trânsito de veículos na Terceira Perimetral, a prefeitura de Porto Alegre prepara a realização de obras na via com 12 quilômetros de extensão. Serão construídos cinco túneis ao longo da avenida que liga o Norte ao Sul da Capital – dois viadutos e três passagens de nível – sem passar pela área central da cidade.
As construções das estruturas, que serão feitas por etapas, devem começar no segundo semestre deste ano. Os trabalhos se iniciam com uma passagem de nível na avenida Ceará com a Farrapos. Em seguida, serão realizadas as obras dos viadutos nas avenidas Aparício Borges com a Bento Gonçalves e Carlos Gomes com a Plínio Brasil Milano, e das passagens da Dom Pedro II com a Anita Garibaldi e da Dom Pedro II com a Cristóvão Colombo. Para não atrapalhar a circulação da cidade, a prefeitura montará um esquema especial para o tráfego de veículos na Terceira Perimetral, semelhante ao realizado nas obras do Túnel da Conceição. Serão oferecidas rotas alternativas aos motoristas durante o período de construção dos viadutos. 
O titular da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae), Newton Baggio, salienta que o custo da obra está avaliado em mais de R$ 120 milhões. Os recursos para a construção das estruturas serão financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF). A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em maio de 2012.
Para Baggio, a Terceira Perimetral foi construída com a finalidade de melhorar o tráfego entre as zonas Norte e Sul, mas ainda é preciso melhorar sua estrutura para facilitar o fluxo. “Durante a sua concepção foi prevista uma série de intersecções em dois níveis a fim de torná-la uma via rápida. No entanto, estes viadutos ainda não puderam ser viabilizados devido à falta de recursos financeiros”, destaca. A conclusão dos túneis é umas das obras viárias com vistas à Copa do Mundo de 2014. Porto Alegre é uma das sedes do evento esportivo organizado pela Fifa. 
De acordo com o secretário, a via, apesar de possuir boa plataforma, constantemente está congestionada, mesmo fora do horário de pico. “O que era para ser uma via rápida traz transtornos e atrasos aos usuários”, lamenta, lembrando que a Terceira Perimetral é um importante ponto de saída da Capital, pois dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, à BR-116 e à BR-290, a freeway.
Para Baggio, a construção dos viadutos e passagens de nível previstos vão permitir a melhoria do tráfego também nas vias transversais, reduzindo ou mesmo eliminando congestionamentos na Terceira Perimetral. Um levantamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mostra que na avenida Carlos Gomes com Plínio Brasil Milano, nos dois sentidos, circulam 108 mil veículos no período entre 7h e 19h30min.