Tubulações para emissário subaquático chegam hoje à Capital

Por

Partiu na manhã de ontem, de Rio Grande em direção a Porto Alegre, um rebocador puxando os quatro tramos de tubulações do emissário subaquático que compõe as obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). Esta é a primeira remessa de canos produzidos em São Paulo, totalizando 22 unidades de 515 metros de comprimento e 1,60 metro de diâmetro cada. A previsão é de que o material chegue à Capital na tarde de hoje. 
Para receber as tubulações de esgoto que serão depositadas às margens do lago Guaíba, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) preparou uma megaoperação. No canteiro de obras, localizado no Pontal do Estaleiro Só, foram instaladas estacas a 11 metros de altura para auxiliar na recepção e armazenamento do material. Nos próximos dias, após a montagem dos blocos de ancoragem e dos flanges, será feita a dragagem no leito do lago e a instalação dos tramos dentro do Guaíba.
Com o acompanhamento de mergulhadores, os tubos serão assentados na vala e depois haverá o reaterro com o próprio material dragado. Depois disso, o emissário estará pronto para interligar a Estação de Bombeamento Cristal com a Estação Serraria, ambas localizadas na zona Sul da cidade.
Com um investimento de R$ 84,5 milhões, o emissário será responsável pelo transporte dos esgotos desde a Estação de Bombeamento do Cristal (Mirante) até a Estação Serraria, onde serão tratados. Com a conclusão da ETE Serraria, Porto Alegre terá condições de tratar o esgoto de 77% da sua população (atualmente tem capacidade para tratar apenas 27%). Com isso, o esgoto tratado atenderá aos padrões de emissão exigidos pelas leis ambientais.