{{channel}}
Paixão Côrtes é o novo patrono da Feira do Livro de Porto Alegre
O folclorista Paixão Côrtes foi eleito patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (1). Agora, o já ícone da cultura gaúcha, que foi modelo do monumento Laçador, principal símbolo da Capital, aos 83 anos, entra para o hall de personalidades representativas do principal evento literário do Rio Grande do Sul.
Agrônomo, compositor, radialista e pequisador da cultura brasileira, em seus livros Côrtes busca resgatar e compilar as tradições históricas rio-grandenses. “Em minhas pesquisas, julgo representar a identidade cultural do povo, sempre com a preocupação de preservar os seus valores e projetá-los no cenário universal”, falou em nota distribuída pela assessoria do evento.
Responsável pelo renascimento do tradicionalismo, é o idealizador das comemorações da Semana Farroupilha, da Chama Crioula, da Ronda Crioula e do Candeeiro Crioulo. Em sua carreira literária, o escritor publicou uma série de livros, hoje considerados clássicos da nossa cultura, como Manual de danças gaúchas (1956) e Danças e andanças da tradição gaúcha (1975). Seu livro mais recente é Músicas, discos e cantares - Um resgate da história fonográfica do Rio Grande do Sul (2001).
O anúncio foi feito pelo patrono da edição passada da feira, o escritor Carlos Urbim, em evento da Câmara Rio-Grandense do Livro. Côrtes disputava o título de patrono com os escritores Airton Ortiz, Jane Tutikian, Juremir Machado da Silva e Luís Augusto Fischer.
A Feira do Livro acontece de 29 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre.