Sai edital para escolha da empresa para obra do Cais Mauá

Por

A governadora Yeda Crusius recebeu ontem o edital, com 200 páginas, da licitação para a contratação da empresa responsável pelas obras de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. "Hoje (ontem) é um dia de comemoração. O governo realiza um sonho de mais de mais 30 anos", disse o secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué Barbosa.

Amanhã será publicado resumo do edital no Diário Oficial do Estado. A partir disso, as empresas terão 90 dias para apresentar propostas. As obras devem começar em 2011 com investimentos de R$ 500 milhões e expectativa da geração de dez mil empregos.

Conforme Barbosa, antes da apresentação do edital, oito empresas apresentaram propostas de como fazer o cais. Elas poderão participar da concorrência. O edital na íntegra estará disponibilizado hoje na internet, nos sites www.estado.rs.gov.br  e www.sedai.rs.gov.br.

Sobre as exigências, Barbosa destaca a obrigatoriedade de investimentos em acessibilidade. A altura máxima de construção é de 14 metros na área próxima ao Gasômetro e pode chegar a 100 metros ao redor das docas. É proibida a construção de empreendimentos habitacionais. O prazo da concessão à vencedora é de 25 anos.

Na apresentação do edital, Barbosa lembrou que as três grandes linhas da revitalização do Cais Mauá são a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente e ao patrimônio histórico.