MEC credencia Feevale como universidade

Por

Foi publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União, a portaria do Ministério da Educação que credencia o Centro Universitário Feevale - localizado na cidade gaúcha de Novo Hamburgo - como universidade. A notícia - vinda no mesmo dia em que Novo Hamburgo comemorou 83 anos de emancipação política - era aguardada pela comunidade acadêmica e pelo município há pelo menos cinco anos.
O presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, Argemi Machado de Oliveira, comemorou a notícia. "A comunidade da região está de parabéns por mais uma conquista através do trabalho e da perseverança desta gente. Novo Hamburgo, em especial, teve um algo a mais a comemorar no dia 5 de abril", afirma.
 
O reitor Ramon Fernando da Cunha diz que este é um momento extremamente gratificante, pois representa o resultado de uma luta intensa, que teve início em 1969, quando um grupo de pessoas se reuniu para buscar o atendimento de uma demanda da comunidade da região. "É uma antiga aspiração que se concretiza, afinal, a Feevale já nasceu com o propósito de ser universidade, e hoje conquista o que aquelas pessoas almejaram, há 40 anos", ressalta.
 
O processo de transformação da Feevale em universidade foi protocolado em 18 de março de 2005. Em 9 de dezembro do ano passado, após o cumprimento de diversas etapas, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação aprovou, por unanimidade, o credenciamento da Feevale. Em um documento de cerca de 50 páginas, onde a instituição foi analisada em todos os seus aspectos, os conselheiros elogiaram a Feevale e o Projeto Universidade.
 
Segundo o relatório, "a Instituição tem forte inserção comunitária em função de sua origem e da sua atuação efetiva, comprometida com o desenvolvimento regional tanto por meio da formação de recursos humanos quanto pelas atividades relacionadas à extensão, à pesquisa, à prestação de serviços aos setores público e privado e ao fomento à inovação tecnológica". Eles ainda acrescentaram que a nova universidade constitui referência real para o desenvolvimento de inovações baseadas em conhecimento científico e tecnológico, respondendo às demandas do setor produtivo.
 
A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que Feevale deverá cumprir, durante o seu primeiro prazo de credenciamento, as seguintes metas: manter os programas de mestrado e doutorado atualmente em funcionamento; ampliar a oferta da pós-graduação stricto sensu por meio de mais um curso de mestrado e outro de doutorado; fortalecer os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e favorecer a inclusão de docentes pesquisadores vinculados a agências de fomento; e expandir o número de programas de extensão universitária, vinculados ao ensino de graduação e de pós-graduação.
 
A Feevale já tem 40 anos, 16 mil alunos em todos os níveis de ensino e integra o ranking das 100 maiores organizações do Estado. Também é destaque entre as organizações da Região Sul, estando entre as primeiras 250 colocadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com mais de 40 cursos de graduação, cerca de 40 cursos de especialização, quatro mestrados e um doutorado. Tem treze grupos de pesquisa atuando em diversas áreas do conhecimento, com mais de 80 pesquisadores e 27 linhas de pesquisa credenciadas pelo CNPq, em 81 diferentes projetos de pesquisa.