Certificado do Ensino Médio deve ser solicitado pela internet

Por

Quem fez o Enem 2009 para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio deverá solicitar o documento até o dia 31 de março, pela internet. No site sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009/, o participante tem que preencher o formulário eletrônico com os números de inscrição e senha. Os interessados em declaração de proficiência em uma ou mais das matérias avaliadas pelo Enem devem preencher o mesmo formulário.
Para ter direito ao certificado de conclusão, é preciso ter 18 anos ou mais na data da realização do exame, além de ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.
A emissão dos certificados é de competência das secretarias estaduais e municipais de Educação, e cada uma delas definirá os procedimentos que julgar convenientes para a certificação de conclusão do Ensino Médio com base nas notas do Enem. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) também poderão, alternativamente, emitir os certificados de conclusão – desde que façam uma avaliação adicional de língua estrangeira – ou expedir declaração de proficiência de acordo com o desempenho do interessado.